18 de novembro de 2006

Revista “Segurança e Defesa”/Portuguese magazine on security and defence


Foi lançado este mês, em Portugal, o primeiro número da revista “Segurança e Defesa”. Esta revista é dirigida por José Manuel Anes (personal website here), ex-perito de criminalística do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e vice-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT). Fazem ainda parte do conselho editorial Rui Pereira, ex-director do Serviço de Informações e Segurança (SIS website here) e presidente do OSCOT; Ângelo Correia, ex-ministro da Administração Interna, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP website here) e cônsul honorário do Reino Hachemita da Jordânia; Fernando Negrão, ex-director da Polícia Judiciária (PJ website here), membro fundador da EUROPOL (EUROPOL website here) e deputado do PSD; e José Lamego, ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e representante de Portugal na administração provisória do Iraque, para além de outros especialistas em segurança e defesa, nomeadamente professores universitários, polícias e militares.


Esta revista, de periodicidade trimestral, visa lançar o debate e reflexão sobre as ameaças actuais da sociedade, sensibilizar as pessoas para os problemas da segurança e defesa, mostrando o que é e o que não é perigoso na sociedade e levar os temas de segurança e defesa a um público mais alargado do que aquele que é constituído pelos respectivos especialistas, não para o alarmar, mas para o informar.


A revista tem várias divisões: segurança e defesa nos contextos nacional e internacional; segurança urbana, autárquica e protecção civil; segurança privada e pessoal; grande entrevista; tecnologias de segurança e defesa; contributos dos PALOP e de Espanha; e outras informações.
O primeiro número, de Novembro, tem cerca de 145 páginas, uma tiragem de 5000 exemplares e custa 7 €. O custo da assinatura anual em Portugal e na Europa é de 20 €.