28 de novembro de 2006

Livro “Al-Qaeda, A História do Islamismo Radical”/ Reading-list: “Al-Qaeda, Casting a Shadow on Terror”


Para os interessados sobre a história e natureza da organização terrorista denominada al-Qaeda, sugerimos o livro Al-Qaeda, A História do Islamismo Radical, de Jason Burke, editado pela Quetzal Editores, em 2004.

Neste livro, Jason Burke mostra-nos como a ameaça do terrorismo islâmico não parte de um só homem, nem tão pouco de um só grupo, mas sim de um vasto movimento profundamente enraizado na política, na sociedade e na história do mundo islâmico.

Utilizando centenas de entrevistas e milhares de documentos, o autor demonstra que al-qaeda é uma etiqueta mal colada ao movimento disperso e desorganizado que se dedica a uma batalha cósmica contra o Ocidente e que Osama bin Laden, longe de ser o mais temido criminoso do mundo é, na realidade, uma figura periférica da actual militância islâmica.

Erradicar um único homem ou um único grupo terrorista pouco ou nada servirá para pôr termo a esta perigosa ameaça. Os terroristas e voluntários que procuraram bin Laden e companheiros fizeram-no com o objectivo de conseguir apoio na concretização dos seus sonhos de destruição. As razões por que o fizeram persistem ainda por todo o mundo islâmico.

O entendimento errado daquilo que é de facto a al-Qaeda contribui para colocar o Ocidente numa situação de perigo tendencialmente mais grave.
Jason Burke é escritor e jornalista do jornal inglês The Observer. Durante uma década, fez a cobertura do Médio Oriente e do Sudoeste Asiático.

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial